Triplicam as Contratações de Chief Sustainable Officer (CSO)

As Contratações de Chief Sustainable Officer (CSO) triplicaram nos últimos anos. O dado é baseado em uma análise quantitativa feita pela PwC e a Strategy  – Consultoria de Estratégia da PwC – com mais de 1.600 das maiores empresas negociadas por capitalização de mercado (Market Cap) em todo o mundo.

O mundo busca, a todo custo, encontrar formas reduzir consistentemente as emissões de CO2 e outros Gases de Efeito Estufa (GEE). Gigantescos investimentos estão alocados em projetos que buscam viabilizar o uso massivo de fontes energéticas limpas como é o caso do mercado nascente de Hidrogênio Verde.

Neste cenário, uma posição executiva tem ganhado relevância no alto nível decisório das organizações. Estamos falando do Chief Sustainable Officer (CSO), um executivo vital na liderança das empresas que pretendem caminhar para o rol de Organizações Sustentáveis.

Mas se a empresa tem seus departamentos de sustentabilidade, por qual razão precisa agora de um Chief Sustainable Officer (CSO) ?

As empresas estão percebendo que é crucial integrar a sustentabilidade ambiental na cultura da empresa e nas atividades diárias de todos os funcionários, em vez de se limitar apenas a uma estrutura departamental hierarquizada.

A principal missão do Chief Sustainability Officer (CSO) é atuar como um agente catalisador da transformação transversal da organização.

Isto requer um profundo conhecimento das operações da organização, possibilitando o desenvolvimento de estratégias abrangentes de sustentabilidade.   Estratégias estas que abordam atividades internas e externas e servem para inserir a sustentabilidade no Planejamento Estratégico da Organização.

Cabe lembrar que além dos impactos já esperados, esta ação tem potencial de  atrair e manter talentosos jovens profissionais que desejam trabalhar para organizações alinhadas com seus valores e crenças individuais.

A nova geração de profissionais que ingressa no mercado de trabalho tem muita consciência ambiental e, entre suas prioridades, estão questões ligadas ao consumo de produtos ambientalmente sustentáveis, relação com empresas que possuem engajamento social e, acima de tudo, para desenvolverem suas carreiras, escolhem empresas alinhadas com suas crenças e valores pessoais.

A nomenclatura do cargo pode ser exuberante, mas o principal desafio deste novo executivo C-Level é pautar o tema SUSTENTABILIDADE na CULTURA ORGANIZACIONAL da empresa. É preciso desenvolver um conjunto de valores sustentáveis, buscar o enquadramento a normativos nacionais e internacionais voltados ao atendimento de parâmetros ambientais e, principalmente, desenvolver no DNA da Cultura Organizacional um Propósito Sustentável.

Para se alcançar esta grande transformação, aspectos básicos precisam ser observados tais como:

  • Uma estratégia de Comunicação clara e objetiva, capaz de garantir que os objetivos estejam acessíveis para todos os níveis organizacionais;
  • É preciso Liderar pelo Exemplo, de nada adianta a empresa exigir de seus colaboradores determinados comportamentos sendo que seus executivos não seguem os mesmos padrões normativos;
  • Nem sempre os problemas estão visíveis, por esta razão Identificar Lacunas, por meio de recorrentes pesquisas de “clima organizacional” é fundamental. Este trabalho tem um papel preponderante no ajuste da “rota” rumo ao caminho da sustentabilidade;
  •  De nada adianta implementar mudanças, sem Reconhecer aqueles que se destacaram em seus compromissos pelas mudanças e transformações. Além disso, esta ação tem o potencial de fortalecer a consolidação da cultura sustentável na organização.

Em essência, o principal desafio do Chief Sustainable Officer (CSO) é inserir uma cultura de sustentabilidade que avance, de forma transversal, em toda a organização. Caberá a ele definir uma Identidade Sustentável, que mostre Efetividade nas ações da organização e, principalmente, promova uma grande diferenciação da sua organização, em relação às outras, aos olhos dos funcionários e do mercado.

O sucesso no estabelecimento deste plano é preponderante para o sucesso geral da organização.

As Contratações de Chief Sustainable Officer tendem a crescer nos próximos anos, e se você deseja ocupar esta posição é melhor já começar a se preparar.

Acompanhe os próximos posts neste Blog para manter-se informado sobre este mercado !

Siga nossas Redes Sociais LinkedIn e Instagram

Elaborado por Frederico Freitas

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter. Ao clicar em "Assinar" você estará de acordo com nossa política de privacidade.

Assinatura realizada com sucesso! Ops! Algo deu errado. Por favor, tente novamente.
Edit Template

About

Rotas do Hidrogênio ® é uma Marca Registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

 

 
 
 

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter. Ao clicar em "Assinar" você estará de acordo com nossa política de privacidade.

Assinatura realizada com sucesso! Ops! Algo deu errado. Por favor, tente novamente.