O Hidrogênio Verde é a chave da transição energética e diversos países buscam pelo protagonismo econômico deste mercado, vejamos:
- Lei de Redução da Inflação dos Estados Unidos movimentará, até 2032, valores que ultrapassam a marca de USD 360 Bilhões.
- O Plano de Transformação Verde do Japão anunciou investimentos de JPY 20 Trilhões (quase 140 Bilhões de Euros), por meio de títulos de ‘transição verde’.
- Missão Nacional de Hidrogênio Verde, proposta pelo Governo da Índia prevê USD 2,1 Bilhões para tornar o país um grande player do mercado global de Hidrogênio Verde.
- The Green Deal Industrial Plan, anunciado pela Comissão Europeia como um desdobramento do NextGenerationEU, prevê investimentos de EUR 1,8 Trilhão, estando alinhado com o Pacto Ecológico Europeu.
Além destes, Reino Unido, Canadá e outras nações desenvolvidas apresentaram seus planos de investimento em tecnologias limpas, direcionando esforços e investimentos para impulsionar a transição energética.
Nos próximos anos, o modelo operacional da Economia de Baixo Carbono será definitivamente estabelecido.
Isto significa o surgimento de novos mercados, tecnologias revolucionárias e novos sistemas de produção e aplicação de energia serão transformados.
Portanto, aqueles países que investem primeiro, de forma ágil e estratégica, garantirão seu lugar nesta nova economia oxigenando as suas bases de produção industrial, gerando prosperidade financeira para uma força de trabalho super qualificada e tornando-se protagonistas para as outras nações que queiram descarbonizar suas próprias economias.
A Agência Internacional de Energia estima que o mercado global para as principais tecnologias de energia limpa valerá cerca de US$ 650 Bilhões por ano até 2030, mais de três vezes o nível atual.
Os empregos vinculados ao mercado de Transição Energética e Economia de Baixo Carbono podem mais que dobrar no mesmo período. O Mercado está crescendo fortemente, na medida em que a demanda por profissionais qualificados é maior do que a oferta !
Não há dúvidas de que, esta década será decisiva para que a economia global consiga limitar o aumento das temperaturas no nosso planeta, adotando medidas necessárias para a neutralidade climática.
Diversos países fazem altas apostas, com investimentos bilionários, buscando formas de assumirem o protagonismo da Economia e Baixo Carbono.
Na mesma proporção dos altos investimentos, surgem desafios complexos e uma oportunidade única de usar este imperativo climático como um catalisador de investimentos na Economia de Energia Limpa, na Reindustrialização Sustentável e no Desenvolvimento de Tecnologias Verdes e Sustentáveis.
A diversidade de soluções e de novas tecnologias envolvidas nestes processos será observada, nos próximos anos em diversos setores da nossa economia, tais como: transporte, infraestrutura, manufatura avançada e até mesmo na criação de mercados totalmente novos que sequer existem hoje !
No momento em que o Governo Brasileiro, através do Ministério de Minas e Energia, abre o debate com a sociedade sobre o Plano Trienal do Programa Nacional do Hidrogênio, chega a hora de todas as partes interessadas apresentarem suas contribuições.
Prazo final, para apresentar contribuições, foi transferido para dia 28 de fevereiro com objetivo de ampliar ainda mais o debate sobre as ações do PNH2 para os próximos três anos.
Se você tem interesse no assunto e busca se posicionar neste mercado, recomendamos fortemente que dedique algumas horas para avaliar o PNH2 e apresentar contribuições.
O potencial brasileiro para o mercado de Hidrogênio Verde é gigantesco e a contribuição de todos será fundamental para fortalecer nosso posicionamento de protagonismo como produtor global deste vetor da Transição Energética.
Acompanhe os próximos posts neste Blog para manter-se informado sobre este mercado !
Siga nossas Redes Sociais LinkedIn e Instagram
Elaborado por Frederico Freitas
Image by FreepikO conteúdo aqui postado é apenas para fins informativos e compartilhamento de conhecimento profissional. Se busca informações para desenvolver projetos de sustentabilidade energética ou de qualquer outra natureza, é indispensável a contratação de profissionais habilitados capazes de entender pontos específicos do seu projeto e propor a solução adequada.