África: O Novo Epicentro do Hidrogênio Verde

Relatório identifica o potencial africano de tornar-se o novo epicentro do Hidrogênio Verde a partir de energia eólica e solar. Dados dão conta de que, somente no norte da África, existe potencial de produzir até 50 Milhões de Toneladas de Hidrogênio Verde já em 2035.

O Hidrogênio Verde pode transformar a realidade do continente Africano, aumentando o acesso à energia renovável de baixo custo, entretanto transformar esta ideia em realidade demanda um grande Acordo de Cooperação Técnica entre Governos Locais, Parceiros Privados além de Fontes de Financiamentos Públicos e Privados.

Produzido pelo The European Investment Bank, o estudo mostra que as fontes de energias renováveis fotovoltaica e eólica, são  economicamente viáveis no continente e permitem produzir Hidrogênio Verde com um custo de produção inferior a  € 2,0 / Kg.

Além do custo altamente atrativo, o relatório identifica três eixos estratégicos para iniciar o desenvolvimento deste mercado no continente Africano:

  • Investimentos do Setor Privado: Realização de Projetos Piloto objetivando comprovar a capacidade produtiva do continente africano para o Hidrogênio Verde;
  • Marcos Regulatórios & Colaboração Internacional: Indispensáveis para levar tecnologia de ponta ao continente e garantir a segurança jurídica para realização dos investimentos;
  • Financiamentos Públicos e Privados: Necessários para construção e operação de toda a infraestrutura de produção, armazenamento e distribuição da produção local;

Transformar o continente Africano, em um novo Epicentro do Hidrogênio Verde demandaria investimentos superiores a € 1,0 Trilhão. Com uma grande escalada de projetos sustentáveis, esta ação tem o potencial de produzir 1/3 da atual demanda energética da África.

Os altíssimos volumes de capital, necessários para estes projetos na África, parecem não assustar os investidores internacionais. O Egito revelou, durante a COP-27 ocorrida no final de 2022, um dos maiores projetos de Hidrogênio Verde do continente.

Localizado estrategicamente nas proximidades do Canal de Suez, será construída uma Planta de Fertilizantes Verdes. A Usina de Hidrogênio Verde, insumo necessário para produção de Amônia Verde, será alimentada por 260 MW (Megawatts) de energia renovável fornecida por um parque eólico e solar.

Quando estiver em funcionamento, esta planta terá capacidade de gerar 15 mil toneladas de Hidrogênio Verde que serão destinados à produção de até 90 mil toneladas de Amônia Verde.

Este é um projeto patrocinado por um dos maiores exportadores globais de fertilizantes que busca uma produção de baixo custo aliada a uma posição geográfica estratégica capaz de escoar a produção para o continente europeu e asiático.

Outro aspecto importante é que o extremo norte da África, geograficamente muito próximo da Península Ibérica, pode ter um grande diferencial logístico uma vez que transportar Hidrogênio Verde a curtas distâncias torna o custo final do produto mais competitivo.

Neste sentido, Plantas de Hidrogênio em países como Marrocos, Argélia e Tunísia tem um grande potencial de escoarem suas produções, principalmente para Portugal e Espanha, por redes de dutos com médias distâncias a preços altamente competitivos, atendendo um mercado com alta demanda energética.

Tudo isto sem perder de vista, o potencial destes projetos de alavancar um crescimento robusto do Produto Interno Bruto do continente, aumentando a oferta de energia, gerando emprego, renda e inserindo o continente em um processo de Industrialização Sustentável.

Não há dúvidas de que o continente Africano pode ser o novo Epicentro do Hidrogênio Verde !

Caberá aos seus governos locais criar condições favoráveis para atrair parceiros internacionais e fundos de investimentos. Tudo isto é fundamental para que estas grandes expectativas se transformem em realidade.

Acompanhe os próximos posts neste Blog para manter-se informado sobre este mercado !

Siga nossas Redes Sociais LinkedIn e Instagram

Elaborado por Frederico Freitas

O conteúdo aqui postado é apenas para fins informativos e compartilhamento de conhecimento profissional.

Se busca informações para desenvolver projetos de sustentabilidade ambiental ou de qualquer outra natureza, é indispensável a contratação de profissionais habilitados capazes de entender pontos específicos do seu projeto e propor a solução adequada.

Image by macrovector on Freepik

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter. Ao clicar em "Assinar" você estará de acordo com nossa política de privacidade.

Assinatura realizada com sucesso! Ops! Algo deu errado. Por favor, tente novamente.
Edit Template

About

Rotas do Hidrogênio ® é uma Marca Registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

 

 
 
 

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter. Ao clicar em "Assinar" você estará de acordo com nossa política de privacidade.

Assinatura realizada com sucesso! Ops! Algo deu errado. Por favor, tente novamente.