Relatório identifica o potencial africano de tornar-se o novo epicentro do Hidrogênio Verde a partir de energia eólica e solar. Dados dão conta de que, somente no norte da África, existe potencial de produzir até 50 Milhões de Toneladas de Hidrogênio Verde já em 2035.
O Hidrogênio Verde pode transformar a realidade do continente Africano, aumentando o acesso à energia renovável de baixo custo, entretanto transformar esta ideia em realidade demanda um grande Acordo de Cooperação Técnica entre Governos Locais, Parceiros Privados além de Fontes de Financiamentos Públicos e Privados.
Produzido pelo The European Investment Bank, o estudo mostra que as fontes de energias renováveis fotovoltaica e eólica, são economicamente viáveis no continente e permitem produzir Hidrogênio Verde com um custo de produção inferior a € 2,0 / Kg.
Além do custo altamente atrativo, o relatório identifica três eixos estratégicos para iniciar o desenvolvimento deste mercado no continente Africano:
- Investimentos do Setor Privado: Realização de Projetos Piloto objetivando comprovar a capacidade produtiva do continente africano para o Hidrogênio Verde;
- Marcos Regulatórios & Colaboração Internacional: Indispensáveis para levar tecnologia de ponta ao continente e garantir a segurança jurídica para realização dos investimentos;
- Financiamentos Públicos e Privados: Necessários para construção e operação de toda a infraestrutura de produção, armazenamento e distribuição da produção local;
Transformar o continente Africano, em um novo Epicentro do Hidrogênio Verde demandaria investimentos superiores a € 1,0 Trilhão. Com uma grande escalada de projetos sustentáveis, esta ação tem o potencial de produzir 1/3 da atual demanda energética da África.
Os altíssimos volumes de capital, necessários para estes projetos na África, parecem não assustar os investidores internacionais. O Egito revelou, durante a COP-27 ocorrida no final de 2022, um dos maiores projetos de Hidrogênio Verde do continente.
Localizado estrategicamente nas proximidades do Canal de Suez, será construída uma Planta de Fertilizantes Verdes. A Usina de Hidrogênio Verde, insumo necessário para produção de Amônia Verde, será alimentada por 260 MW (Megawatts) de energia renovável fornecida por um parque eólico e solar.
Quando estiver em funcionamento, esta planta terá capacidade de gerar 15 mil toneladas de Hidrogênio Verde que serão destinados à produção de até 90 mil toneladas de Amônia Verde.
Este é um projeto patrocinado por um dos maiores exportadores globais de fertilizantes que busca uma produção de baixo custo aliada a uma posição geográfica estratégica capaz de escoar a produção para o continente europeu e asiático.
Outro aspecto importante é que o extremo norte da África, geograficamente muito próximo da Península Ibérica, pode ter um grande diferencial logístico uma vez que transportar Hidrogênio Verde a curtas distâncias torna o custo final do produto mais competitivo.
Neste sentido, Plantas de Hidrogênio em países como Marrocos, Argélia e Tunísia tem um grande potencial de escoarem suas produções, principalmente para Portugal e Espanha, por redes de dutos com médias distâncias a preços altamente competitivos, atendendo um mercado com alta demanda energética.
Tudo isto sem perder de vista, o potencial destes projetos de alavancar um crescimento robusto do Produto Interno Bruto do continente, aumentando a oferta de energia, gerando emprego, renda e inserindo o continente em um processo de Industrialização Sustentável.
Não há dúvidas de que o continente Africano pode ser o novo Epicentro do Hidrogênio Verde !
Caberá aos seus governos locais criar condições favoráveis para atrair parceiros internacionais e fundos de investimentos. Tudo isto é fundamental para que estas grandes expectativas se transformem em realidade.
Acompanhe os próximos posts neste Blog para manter-se informado sobre este mercado !
Siga nossas Redes Sociais LinkedIn e Instagram
Elaborado por Frederico Freitas
O conteúdo aqui postado é apenas para fins informativos e compartilhamento de conhecimento profissional.
Se busca informações para desenvolver projetos de sustentabilidade ambiental ou de qualquer outra natureza, é indispensável a contratação de profissionais habilitados capazes de entender pontos específicos do seu projeto e propor a solução adequada.
Image by macrovector on Freepik