Usar H2 Verde com Captura de CO2 é um caminho extremamente positivo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os riscos climáticos que temos pela frente.
Precisamos olhar com muita atenção à forma como nossa sociedade produz e consome energia.
Esta equação (produção e consumo) terá balanço neutro de emissões de CO2 com o uso de recursos tecnológicos capazes de reduzir as emissões tanto do lado da oferta (produção energética) quanto do lado do consumo (setores eletrointensivos). Neste sentido, a tecnologia de CCSU – Carbon Capture, Utilization and Storage (CCUS), tem papel relevante na descarbonização global e um grande potencial de impulsionar a Indústria do Hidrogênio Verde !
O CCSU é um processo que busca capturar o CO2, quer seja da atmosfera e/ou de algum processo industrial altamente emissor, de forma que este dióxido de carbono possa ser armazenado ou aplicado em algum processo de sintetização química/biológica posterior.
Muito se discute os desafios para produzir Hidrogênio Verde no mundo, entretanto é preciso entender que este vetor energético precisa ser aplicado em algum processo para que ocorra a descarbonização.
Na minha visão, usar o Hidrogênio Verde para a síntese de combustíveis com Captura de CO2 é o “estado da arte” desta indústria !
No final de 2022, o Chile produziu os primeiros litros de combustível sintético gerados a partir de H2 Verde e CO2 capturado da atmosfera. A cerimônia de demonstração contou com a presença do Ministro de Energia do Chile, Diego Pardow e executivos das empresas envolvidas no projeto.
No evento um Porsche 911 Carrera foi abastecido com o combustível sintético e circulou pela cidade de Punta Arenas, no extremo sul do país, local onde o projeto foi instalado.
Conceitualmente o projeto é dotado de um sistema de geração de energia renovável, que alimenta a planta de produção Hidrogênio Verde. O dióxido de carbono capturado da atmosfera é utilizando em conjunto com o Hidrogênio Verde, em um processo de síntese química, para produzir o e-combustível.
Fica evidenciado que projetos de H2 Verde com Captura de CO2, usando CCSU, é uma estratégia assertiva para a descarbonização, sendo uma tecnologia com alto grau de maturidade tecnológica e um caminho inequívoco para alavancar o processo de descarbonização global.
Resta ao poder público brasileiro estabelecer marcos regulatórios capazes de trazer segurança jurídica a uma indústria que surge com grande potencial.
Neste sentido, é de grande importância o avanço do Projeto de Lei 528/2021 que tramita no Congresso Nacional e busca formas de regulamentar o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), de acordo com a Política Nacional de Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009).
Acompanhe os próximos posts neste Blog para manter-se informado sobre este mercado !
Siga nossas Redes Sociais LinkedIn e Instagram
Elaborado por Frederico Freitas
O conteúdo aqui postado é apenas para fins informativos e compartilhamento de conhecimento profissional.
Se busca informações para desenvolver projetos de sustentabilidade energética ou de qualquer outra natureza, é indispensável a contratação de profissionais habilitados capazes de entender pontos específicos do seu projeto e propor a solução adequada.
Imagens de Freepik e PixabayImagem de Freepik