Fomentar a produção de recursos energéticos de baixo carbono é um caminho mandatório para mitigar os riscos climáticos que, cada vez mais, tem gerado catástrofes e prejuízos intensos para nossa sociedade. Síntese de Combustíveis pode ser uma alternativa.
O dilema de diminuir as emissões de CO2 sem reduzir o consumo energético global é o ponto central deste debate.
Esta equação (produção e consumo) terá balanço neutro, ou até mesmo negativo, de emissões de CO2 com o uso de recursos tecnológicos capazes de reduzir as emissões tanto do lado da oferta (produção energética) quanto do lado do consumo (setores eletrointensivos).
Neste sentido, a tecnologia de CCSU – Carbon Capture, Utilization and Storage (CCUS), tem papel relevante na descarbonização global e um grande potencial de Impulsionar a Indústria do Hidrogênio de Baixo Carbono.
O CCSU é um processo que busca capturar o CO2, quer seja da atmosfera e/ou de algum processo industrial altamente emissor, de forma que este dióxido de carbono possa ser armazenado ou aplicado em algum processo de sintetização química/biológica posterior.
Muito se discute os desafios para produzir Hidrogênio de Baixo Carbono no mundo, entretanto é preciso entender que este vetor energético precisa ser aplicado em algum processo para que ocorra a descarbonização.
Usar o Hidrogênio de Baixo Carbono e CO2 Capturado para a síntese de combustíveis é o “estado da arte” desta indústria !
Case de Projeto no Chile
No final de 2022, o Chile produziu os primeiros litros combustível sintético gerado a partir de Hidrogênio de Baixo Carbono e CO2 capturado da atmosfera.
Conceitualmente o projeto é dotado de um sistema de geração de energia renovável, que alimenta a planta de produção Hidrogênio de Baixo Carbono.
O dióxido de carbono capturado da atmosfera é utilizando em conjunto com o Hidrogênio, em um processo de síntese de combustíveis (processo químico), para produzir o e-combustível.
A cerimônia de demonstração contou com a presença do Ministro de Energia do Chile, Diego Pardow e executivos das empresas envolvidas no projeto.
No evento um Porsche 911 Carrera foi abastecido com o combustível sintético e circulou pela cidade de Punta Arenas, no extremo sul do país, local onde o projeto foi instalado.
Fica evidenciado de que esta é uma estratégia assertiva para a descarbonização, sendo uma tecnologia com alto grau de maturidade tecnológica e um caminho inequívoco para alavancar o processo de descarbonização global.
O grande desafio está em superar gargalos econômicos, logísticos e técnicos, conectando a oferta de hidrogênio de baixo carbono e CO2 capturado com a demanda mercadológica para a síntese de combustíveis.
A viabilidade desse mercado depende da implementação de uma infraestrutura eficiente para produção, transporte e armazenamento, além da garantia de um suprimento confiável e competitivo em termos de custos.
Adicionalmente é essencial alinhar políticas regulatórias, incentivos e estratégias industriais promovendo uma coordenação entre produtores, consumidores e agentes das diversas esferas governamentais.
Os desafios para a Transição Energética são imensos !
Precisamos ter coragem de enfrentá-los.
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Elaborado por Frederico Freitas
O conteúdo aqui postado é apenas para fins informativos e compartilhamento de conhecimento profissional. Se busca informações para desenvolver projetos de sustentabilidade energética ou de qualquer outra natureza, é indispensável a contratação de profissionais habilitados capazes de entender pontos específicos do seu projeto e propor a solução adequada.