Como Certificar que o Hidrogênio é Verde ?

O Hidrogênio é um gás incolor e a denominação “verde” é usada para qualificar o seu método de produção, livre de emissões de CO2. Com a produção deste vetor energético ocorrendo distante do ponto de consumo, fica uma pergunta: Como certificar que o Hidrogênio é Verde ?

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que o Acordo de Paris estabeleceu metas globais de redução das emissões de gases de efeito estufa. Diversos países, assumiram compromissos de atingir estas metas e isto significa desenvolver uma economia de baixo carbono com foco em fontes energéticas renováveis.

Esta é a razão pela qual Hidrogênio Verde, livre de emissões de CO2, é apontado como um componente vital da economia de baixo carbono. No entanto, atestar que este Hidrogênio foi produzido sem emissões de CO2 torna-se fundamental para viabilizar este vetor energético como a grande commodity da transição energética global.

Vários setores industriais possuem certificações para seus produtos e/ou serviços e, basicamente, estas credenciais demonstram o atendimento à requisitos pré-definidos e dão acreditação ao produto e/ou serviço.

Este certificado, qualifica  seus produtores e/ou consumidores a usufruírem de benefícios que vão deste o registro de compensações ambientais em seus relatórios de sustentabilidade, chegando inclusive a permitir deduções financeiras e benefícios fiscais.

No caso do Hidrogênio Verde, os principais requisitos para certificação estão relacionados à garantia de que a energia utilizada no processo produtivo é 100% renovável. Também busca-se atestar que o Hidrogênio Verde foi produzido no mesmo intervalo temporal em que a energia renovável foi gerada, o que tecnicamente é chamado de correlação temporal.

Dado o dinamismo deste mercado, fica evidente que este é um grande desafio, sendo a sua solução fundamental para que este mercado tenha o avanço desejado.

Em 2022 existiam mais de 11 “padrões” com diferentes propostas e requisitos de Certificação Energética para Produção de Hidrogênio Verde no mundo.

Fica evidente que os entendimentos e visões sobre o que vem a ser Hidrogênio Verde, Hidrogênio Sustentável ou Hidrogênio de Baixas Emissões,  variam de acordo com a visão e os interesses econômicos de cada país.

Não é difícil entender que definir um sistema de certificação global para o mercado de Hidrogênio Verde será um trabalho desafiador. Se por um lado temos ambiciosas metas de redução das emissões de CO2, por outro há uma infinidade de interesses políticos e comerciais que precisarão passar por longas negociações.

A solução poderá vir de soluções tecnológicas já disponíveis no mercado como Blockchain, Inteligência Artificial e Machine Learning, tecnologias estas que permitem a criação de certificações modulares e que atendem diferentes necessidades.

Pensar em uma estratégia modular, com o uso destas tecnologias, tem o potencial de evitar etapas desnecessárias de acreditação, evitando inclusive certificações múltiplas e/ou duplicadas.

Por exemplo, um produtor de Hidrogênio Verde pode certificar cada parte de seu processo de produção. A próxima etapa do processo, por exemplo o transporte, exigiria outro módulo de  certificação que poderia neste caso ficar sob a responsabilidade do comprador deste Hidrogênio Verde.

Outra estratégia que parecer ser muito promissora seria a separação do produto físico do seu processo de certificação. A criação de um sistema em que certificados e produtos possam ser vendidos separadamente poderia reduzir diversos custos e trazer mais competitividade para este mercado.

No Brasil, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE,  lançou uma versão inicial de um processo de Certificação Energética para Produção de Hidrogênio Verde. Inicialmente este Documento tem o objetivo de apoiar Projetos em Fase Piloto e orientar investidores na tomada de decisão.

Outra notícia importante é que, no final de 2022, a CCEE Levou uma Proposta ao Congresso da maior Comunidade Global do Setor Elétrico para que o Brasil lidere um Grupo Técnico Internacional que definirá critérios de Certificação Energética para Produção de Hidrogênio com um alcance Global.

O tema é muito relevante para uma indústria que está surgindo e o Brasil tem condições de liderar o debate sobre as formas de certificar a Produção de Hidrogênio Verde.

Acompanhe os próximos posts neste Blog para manter-se informado sobre este mercado !

Siga nossas Redes Sociais LinkedIn e Instagram

Elaborado por Frederico Freitas

O conteúdo aqui postado é apenas para fins informativos e compartilhamento de conhecimento profissional.

Se busca informações para desenvolver projetos de sustentabilidade ambiental ou de qualquer outra natureza, é indispensável a contratação de profissionais habilitados capazes de entender pontos específicos do seu projeto e propor a solução adequada.

Image by storyset on Freepik

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter. Ao clicar em "Assinar" você estará de acordo com nossa política de privacidade.

Assinatura realizada com sucesso! Ops! Algo deu errado. Por favor, tente novamente.
Edit Template

About

Rotas do Hidrogênio ® é uma Marca Registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

 

 
 
 

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter. Ao clicar em "Assinar" você estará de acordo com nossa política de privacidade.

Assinatura realizada com sucesso! Ops! Algo deu errado. Por favor, tente novamente.