O Hidrogênio é um gás incolor e a denominação “verde” é usada para qualificar o seu método de produção, livre de emissões de CO2. Com a produção deste vetor energético ocorrendo distante do ponto de consumo, fica uma pergunta: Como certificar que o Hidrogênio é Verde ?
Em primeiro lugar, devemos ter em mente que o Acordo de Paris estabeleceu metas globais de redução das emissões de gases de efeito estufa. Diversos países, assumiram compromissos de atingir estas metas e isto significa desenvolver uma economia de baixo carbono com foco em fontes energéticas renováveis.
Esta é a razão pela qual Hidrogênio Verde, livre de emissões de CO2, é apontado como um componente vital da economia de baixo carbono. No entanto, atestar que este Hidrogênio foi produzido sem emissões de CO2 torna-se fundamental para viabilizar este vetor energético como a grande commodity da transição energética global.
Vários setores industriais possuem certificações para seus produtos e/ou serviços e, basicamente, estas credenciais demonstram o atendimento à requisitos pré-definidos e dão acreditação ao produto e/ou serviço.
Este certificado, qualifica seus produtores e/ou consumidores a usufruírem de benefícios que vão deste o registro de compensações ambientais em seus relatórios de sustentabilidade, chegando inclusive a permitir deduções financeiras e benefícios fiscais.
No caso do Hidrogênio Verde, os principais requisitos para certificação estão relacionados à garantia de que a energia utilizada no processo produtivo é 100% renovável. Também busca-se atestar que o Hidrogênio Verde foi produzido no mesmo intervalo temporal em que a energia renovável foi gerada, o que tecnicamente é chamado de correlação temporal.
Dado o dinamismo deste mercado, fica evidente que este é um grande desafio, sendo a sua solução fundamental para que este mercado tenha o avanço desejado.
Em 2022 existiam mais de 11 “padrões” com diferentes propostas e requisitos de Certificação Energética para Produção de Hidrogênio Verde no mundo.
Fica evidente que os entendimentos e visões sobre o que vem a ser Hidrogênio Verde, Hidrogênio Sustentável ou Hidrogênio de Baixas Emissões, variam de acordo com a visão e os interesses econômicos de cada país.
Não é difícil entender que definir um sistema de certificação global para o mercado de Hidrogênio Verde será um trabalho desafiador. Se por um lado temos ambiciosas metas de redução das emissões de CO2, por outro há uma infinidade de interesses políticos e comerciais que precisarão passar por longas negociações.
A solução poderá vir de soluções tecnológicas já disponíveis no mercado como Blockchain, Inteligência Artificial e Machine Learning, tecnologias estas que permitem a criação de certificações modulares e que atendem diferentes necessidades.
Pensar em uma estratégia modular, com o uso destas tecnologias, tem o potencial de evitar etapas desnecessárias de acreditação, evitando inclusive certificações múltiplas e/ou duplicadas.
Por exemplo, um produtor de Hidrogênio Verde pode certificar cada parte de seu processo de produção. A próxima etapa do processo, por exemplo o transporte, exigiria outro módulo de certificação que poderia neste caso ficar sob a responsabilidade do comprador deste Hidrogênio Verde.
Outra estratégia que parecer ser muito promissora seria a separação do produto físico do seu processo de certificação. A criação de um sistema em que certificados e produtos possam ser vendidos separadamente poderia reduzir diversos custos e trazer mais competitividade para este mercado.
No Brasil, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, lançou uma versão inicial de um processo de Certificação Energética para Produção de Hidrogênio Verde. Inicialmente este Documento tem o objetivo de apoiar Projetos em Fase Piloto e orientar investidores na tomada de decisão.
Outra notícia importante é que, no final de 2022, a CCEE Levou uma Proposta ao Congresso da maior Comunidade Global do Setor Elétrico para que o Brasil lidere um Grupo Técnico Internacional que definirá critérios de Certificação Energética para Produção de Hidrogênio com um alcance Global.
O tema é muito relevante para uma indústria que está surgindo e o Brasil tem condições de liderar o debate sobre as formas de certificar a Produção de Hidrogênio Verde.
Acompanhe os próximos posts neste Blog para manter-se informado sobre este mercado !
Siga nossas Redes Sociais LinkedIn e Instagram
Elaborado por Frederico Freitas
O conteúdo aqui postado é apenas para fins informativos e compartilhamento de conhecimento profissional.
Se busca informações para desenvolver projetos de sustentabilidade ambiental ou de qualquer outra natureza, é indispensável a contratação de profissionais habilitados capazes de entender pontos específicos do seu projeto e propor a solução adequada.
Image by storyset on Freepik