Hidrogênio: Vender para a Europa ou Atender Mercado Brasileiro ?

Há esta altura, você já deve ter lido que o Brasil tem condições de produzir o Hidrogênio Verde mais barato do mundo ! Agora fica a dúvida: vender a produção para a Europa ou atender o mercado Brasileiro ?

Com um bom Planejamento Estratégico, temos condições de atender a demanda do velho continente e o nosso mercado interno com tranquilidade.

Não é difícil imaginar que, por limitações territoriais e de recursos naturais, a Europa buscará Hidrogênio Verde de outros continentes para atender a sua demanda interna.

Notícias da Primeira Licitação Internacional, promovida pelo Governo Alemão, prevendo contratos de longo prazo para fornecimento de derivados de Hidrogênio Verde tais como: Amônia Verde, Methanol e Sustainable Aviation Fuel (SAF) deixam isto muito claro e são uma amostra dos primeiros contornos deste mercado gigantesco.

A chave para o Brasil, é saber explorar todo o nosso potencial e abundância de recursos renováveis que, aliados a uma estratégia logística, podem transformar o Brasil na Arábia Saudita do Hidrogênio Verde e Sustentável.

Vejamos alguns Aspectos:

Rota do Biogás:

Dados do Panorama Brasileiro do Biogás, dão conta de que, em 2021, o Brasil produziu 2,35 bilhões de Nm³ de Biogás.  Este número é 10% maior do que a produção do ano anterior, demonstra um aumento na gestão de resíduos e o correto direcionamento de ações para descarbonização deste ecossistema.

Os números de 2022 ainda não foram consolidados, mas espera-se um crescimento superior a 22%, uma vez que havia a previsão de  início da operação de novas plantas. A expectativa é de que o volume de produção do ano de 2022 ultrapasse os 2,8 bilhões de Nm³/ano de Biogás.

Atualmente, oportunidades de produção de Biogás tem tido um grande crescimento no Brasil, principalmente nos estados da região norte. Todo este cenário aponta para um aumento significativo na oferta de Biogás para os próximos anos.

Pensar na utilização deste incremento de oferta de Biogás para produção de Hidrogênio Sustentável tem o potencial de alavancar este mercado beneficiando o Agronegócio que pulsa na região centro sul do Brasil.

Rota do Etanol:

Temos um setor forte e muito estruturado, que tem investido muito na produção do Etanol de 2ª Geração como estratégia para aumentar a oferta deste Biocombustível 100% Nacional.

Dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica)  mostram que o Etanol de 2ª Geração tem potencial de aumentar em até 50% o volume de produção deste biocombustível, mantendo a mesma área cultivável, ou seja sem precisar de mais terras para o plantio de cana-de-açúcar.

O estado de São Paulo é um grande produtor de Cana-de-Açúcar !

Pensar em uma estratégia de produção de Hidrogênio Sustentável, pela rota do Etanol, para atender o estado mais industrializado do país é uma opção que deve ser estudada em profundidade.

Não é difícil perceber que uma produção junto ao consumo tem potencial de reduzir custos logísticos, tornando este Hidrogênio altamente competitivo do ponto de vista econômico.

Rota dos Resíduos Sólidos Urbanos (Waste-to-Hydrogen):

Tratei a produção de Hidrogênio pela rota dos resíduos sólidos urbanos em outro artigo deste blog.

O Brasil produz 11 Milhões de Toneladas de Lixo Plástico e recicla somente 1% deste volume, temos um potencial gigantesco.

Para saber mais detalhes, o link para acessar o texto é este aqui

Rota da Eletrólise:

Quebrar a molécula da Água, separando o Hidrogênio do Oxigênio !

Esta rota dispensa maiores apresentações, uma vez que tem sido a mais comentada nos últimos tempos.

A abundância de recursos naturais da nossa região nordeste (sol, água e vento) aliada à posição estratégica dos Portos do Pecém (CE) e Suape (PE) nos dão uma boa rota marítima para escoar rapidamente a produção do nordeste brasileiro ao mercado europeu.

Análise Conclusiva:

A chave para produzirmos o Hidrogênio Verde e Sustentável, vender para a Europa e, ao mesmo tempo, atender o mercado brasileiro está diretamente ligada à nossa capacidade montar um Planejamento Estratégico que potencialize as vocações regionais de um país continental.

Aproveitar as nossas vocações regionais, reduzindo custos de logística, tem o potencial de ofertar Hidrogênio Sustentável a preços competitivos e alavancar a descarbonização da Indústria Nacional.

Com a geração de produtos com alto valor agregado (Aço Verde, Cimento Verde, Combustíveis Sintéticos etc.) temos condições de impulsionar nossas exportações, fazendo do Brasil um grande produtor de itens sustentáveis.

Acompanhe os próximos posts neste Blog para manter-se informado sobre este mercado !

Siga nossas Redes Sociais LinkedIn e Instagram

Elaborado por Frederico Freitas

O conteúdo aqui postado é apenas para fins informativos e compartilhamento de conhecimento profissional.

Se busca informações para desenvolver projetos de sustentabilidade ambiental ou de qualquer outra natureza, é indispensável a contratação de profissionais habilitados capazes de entender pontos específicos do seu projeto e propor a solução adequada.

Image by storyset on Freepik

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter. Ao clicar em "Assinar" você estará de acordo com nossa política de privacidade.

Assinatura realizada com sucesso! Ops! Algo deu errado. Por favor, tente novamente.
Edit Template

About

Rotas do Hidrogênio ® é uma Marca Registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

 

 
 
 

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter. Ao clicar em "Assinar" você estará de acordo com nossa política de privacidade.

Assinatura realizada com sucesso! Ops! Algo deu errado. Por favor, tente novamente.